× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (31) 2111-6000
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    A atividade florestal é um pilar para a economia brasileira. Apenas em 2023, a representatividade da cadeia produtiva do setor no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 0,9%. No mesmo ano, o valor bruto da produção de árvores cultivadas alcançou R$202,6 bilhões. Ainda assim, para que o manejo florestal seja realmente produtivo e economicamente eficiente, é preciso garantir a segurança das operações.

    Atividades como o manuseio de máquinas pesadas, cortes de árvores e transporte de madeira, apresentam alto risco aos trabalhadores, exigindo o uso de equipamentos de proteção adequados, além de treinamentos e boas práticas de segurança.

    Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar acidentes em suas operações. Afinal, garantir segurança é investir na floresta!

    Utilize os equipamentos de proteção adequados, como capacetes, luvas, botas, óculos e protetores auriculares. Além de serem essenciais para a segurança e a integridade física dos trabalhadores, a utilização de EPIs é obrigatória, conforme as normas de segurança de cada departamento. Com o uso correto, é possível reduzir a exposição a situações de potencial perigo, prevenir lesões e promover um ambiente de trabalho mais seguro. 

    Mantenha a manutenção dos equipamentos em dia, evitando possíveis falhas mecânicas e eventuais imprevistos. Equipamentos com desgaste ou falhas podem representar acidentes, paradas não programadas e até mesmo prejuízos financeiros. A inspeção regular das máquinas e substituição de componentes danificados são fundamentais para evitar incidentes e prolongar a vida útil dos equipamentos e, claro, favorecer uma rotina sem incidentes.

    Sinalize áreas de risco, delimitando e apontando possíveis zonas de perigo nas áreas de trabalho. Placas, faixas, luzes de alerta e outros elementos ajudam a identificar áreas de movimentação de máquinas e pontos cegos, por exemplo. Além disso, também são essenciais para orientar a circulação de trabalhadores, facilitando a adoção de medidas preventivas. 

    Monitore as condições ambientais, já que fatores climáticos, como chuvas intensas e ventos fortes podem afetar a segurança. Com o uso de equipamentos de medição e a realização de análises regulares é possível identificar potenciais riscos, permitindo a ação de medidas corretivas a tempo. 

    Com os cuidados certos, é possível evitar acidentes e garantir mais segurança e produtividade em sua produção.