× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (31) 2111-6000
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Da matéria-prima à geração de energia, as florestas são um dos pilares da indústria nacional, sendo fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país. Elas estão no ar que respiramos, nos alimentos que consumimos, utensílios de casa e até nas embalagens que fazem parte do cotidiano. E contribuir com a preservação das florestas e árvores é a melhor forma de garantir um futuro! 

    Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), o Brasil possui cerca de 496 milhões de hectares de área florestal, representando 58,3% do seu território e sendo a segunda maior área de floresta do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Quando falamos em florestas plantadas, a área total dedicada ao plantio chega a 10 milhões de hectares, de acordo com Relatório da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

    Em março, celebramos o Dia Internacional das Florestas e da Árvore. A data é marcada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e visa reforçar a importância de todos os tipos de florestas. E para contribuir com a conscientização, separamos algumas dicas de como podemos promover a preservação em nosso dia a dia. Confira!

    Opte por produtos sustentáveis

    O primeiro ponto para quem busca contribuir com o meio ambiente. Dar prioridade a produtos certificados, como madeira de reflorestamento, papel reciclado e alimentos orgânicos ajuda a diminuir o desmatamento e incentiva práticas responsáveis de consumo. Pequenas escolhas diárias, como evitar plásticos descartáveis e preferir produtos com selos ambientais, fazem uma grande diferença na conservação das florestas a longo prazo.

    Reutilize e recicle

    Essas são atitudes essenciais para reduzir o desperdício e, claro, o impacto negativo sobre as florestas. Optar por embalagens e produtos de papel reciclado contribui para a diminuição da extração excessiva de matéria-prima. E mais: reaproveitar materiais sempre que possível e realizar o descarte corretamente reduz a geração de resíduos, garante um aproveitamento mais eficiente dos materiais e incentiva a economia circular. Por isso, fique atento a pequenos hábitos diários, como separar corretamente o lixo e evitar o uso exagerado de embalagens descartáveis.

    Consuma de forma consciente

    Quando for às compras, dê preferência a marcas que respeitam o meio ambiente. Consumir de forma consciente é uma maneira muito eficaz de proteger as florestas e reduzir os impactos ambientais. Afinal, ao escolher produtos que adotam práticas sustentáveis, incentivamos a preservação dos recursos naturais. Informe-se sempre sobre as empresas e apoie aquelas que investem em sustentabilidade.

    Economize água e energia

    Pequenas atitudes no dia a dia fazem uma grande diferença no consumo de recursos naturais. Pensando nisso, desligue luzes e eletrônicos quando não estiverem em uso, opte por lâmpadas e eletrodomésticos mais eficientes, reduza o tempo de banho e evite deixar torneiras ligadas sem necessidade.

    Por fim, mas não menos importante, escolha parceiros que valorizam as riquezas da floresta. E para isso, conte com a Biomata!